DEPOIMENTO AO JORNALISTA RUBENS BERTA
DA CONDÔMINA E PROFESSORA SRA. MÀRCIA ARAUJO (12/09/2008)

Sr. Rubens Berta,
É com orgulho que envio meu depoimento sobre o projeto ambiental realizado no Condomínio Fazenda Passaredo.

Moramos num canto da cidade do Rio de Janeiro, no início do Maciço da Pedra Branca. Um lugar repleto de verde, de vida, onde convivemos com variadas espécies de aves, com micos, tucanos, gambás, preguiças, lagartos, esquilos...um paraíso isolado em Jacarepaguá.
Foi bastante gratificante ver nascer o Centro de Meio Ambiente da Fazenda Passaredo, iniciativa de alguns moradores preocupados em preservar esse espaço e em criar meios de sensibilizar os condôminos quanto ao valor do tesouro natural que possuímos e, com isso, despertar atitudes coerentes com a vida junto à natureza.
O projeto é bastante amplo. Foi iniciado pela compostagem e pelo minhocário. O lixo composto de folhas e restos de plantas das áreas do condomínio que eram levados por caminhões e aumentavam os lixões da nossa cidade, passou a ser recolhido ao Centro e transformado em húmus de excelente qualidade, ao qual temos acesso, possibilitando a renovação de nossos jardins. Particularmente, sou consumidora do produto, tendo recebido diversas encomendas da família e amigos.
É muito empolgante presenciar alguns vizinhos doando horas, conhecimento e força de trabalho em função da construção do Centro, contando com poucos recursos materiais e humanos.
Outra contribuição trazida pelo Centro foi a reorganização do espaço onde se encontra, antes subutilizado. Houve, além da construção de um vestiário para os funcionários do condomínio, a construção de um salão de convivência para os moradores, com finalidades educativas, como palestras, artesanato, cursos voltados ao meio-ambiente.
Além da compostagem e do minhocário, já se implementaram outros tópicos do projeto: horta orgânica, viveiro de mudas e horta fitoterápica.
Como professora, vejo com muita expectativa a iniciativa do trabalho do Centro junto às crianças e jovens. Acredito que a partir deles há a construção da consciência ecológica e, assim, a formação de um homem mais digno.
Percebo hoje, nosso condomínio engajado realmente na luta pela preservação da natureza. Num tempo em que muitos falam tanto e nada fazem, temos o exemplo de pessoas que foram em frente  e que vivem e constroem aquilo que pensam.

Um abraço
Marcia Araujo 

 

Rua Machado Portela 180 - Taquara - Rio de Janeiro - CEP 22.723-380
Acesso via Estrada do Rio Grande, 4577 - Taquara - Tel: 21 2446-4321
CNPJ 286 354 98-0001-88
IE Isento