Breve História 

Antecedentes e Trajetória

O Condomínio Fazenda Passaredo, localizado hoje na Estrada do Rio Grande 4577, Taquara, Rio de Janeiro, é parte integral da história de Jacarepaguá, abrigando ainda ruínas da antiga Fazenda do Rio Grande.  A seguir trecho referente a sua história :

"No século XVIII, na região onde o Rio Grande deixa a serra e ganha a planície, foi criada por Antônio Paio a Fazenda do Rio Grande. Nessa propriedade, por volta do ano de 1737, o mesmo Paio edificou a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que ainda existe no Largo da Capela (o nome oficial do logradouro é Largo do Rio Grande). O último dono da Fazenda do Rio Grande foi Francis Walter Hime (1885-1948), que a comprou em 1935. Ele iniciou no local excelente criação de vacas leiteiras e cavalos puros-sangues. Recebeu em diversas oportunidades a visita do então presidente da República Getúlio Vargas. Ao falecer em 28 de novembro de 1948, Francis Hime deixou a propriedade para a esposa Verônica Hime e para os quatro filhos: Francis Walter Hime Júnior (pai do compositor Francis Hime), Mônica Hime, Cecil Owen Walter Hime e Mervyn George Walter Hime. A partir daí, a fazenda funcionou como haras, produzindo cavalos de corridas até os anos 70. Em 1978, já com outro proprietário, foi lançado o atual Condomínio Passaredo. Antes, em 1968, também nas antigas terras dos Hime, foi inaugurada a subestação de Jacarepaguá da Central Elétrica de Furnas."

 
 

 Cocheiras da antiga Fazenda, dezembro de 1938
(ruínas ainda existentes)

 Antiga casa sede da Fazenda Rio Grande

  
 

 Visita do Presidente Getúlio Vargas
à Fazenda Rio Grande

 Touro na antiga Fazenda com Pombal ao fundo ainda existente (20 de julho de 1947)



Hoje o Condomínio Fazenda Passaredo reúne 340 lotes, 80% construídos com residências unifamiliares, equivalente a uma população de aproximadamente 1.200 habitantes. A área total do Condomínio é de 653.976 m² e, de acordo com a legenda do PAL 34.744, o Centro de Meio Ambiente encontra-se numa área de  4.490 m² destinada para jardins.

O Condomínio Fazenda Passaredo, está localizado no entorno, de uma importante  unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca (aproximadamente 3km da entrada do Núcleo do Pau da Fome). O Parque Estadual da Pedra Branca foi criado por meio da Lei Estadual nº 2.377, de 28 de junho de 1974, cujos limites englobam, inclusive, as diversas Florestas Protetoras da União, ali existentes.  Hoje sob a responsabilidade da Fundação Instituto Estadual  de Florestas (IEF) ,estende-se por 12.500 hectares (125 km²), que se limitam com vários bairros da Zona Oeste e da Baixada de Jacarepaguá. No Parque está situado o ponto culminante do município do Rio de Janeiro — o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros de altitude.
De acordo com vários estudos científicos em andamento, pode-se constatar a riqueza da fauna e flora local, com registro de muitas espécies raras e ameaçadas  da Mata Atlântica que têm atraído cada vez mais visitantes

O Condomínio abriga dentro de seus limites cerca de 1km do Rio Grande (extensão total do Rio Grande 16.300m), um dos principais cursos d´água da bacia de Jacarepaguá, cuja gestão é  responsabilidade da Subsecretaria de Águas Municipais (Rio-Águas), da Secretaria Municipal de Obras.

Por suas características pasagísticas ainda de notável beleza e significativa cobertura florestal, bem como sua localização privilegiada no entorno do Parque Estadual da Pedra Branca, o Condomínio Fazenda Passaredo apresenta-se  como um cenário propício ao fomento de atividades privadas compatíveis com a proteção do bioma Mata Atlântica, a utilização racional de recursos e a manutenção da  qualidade de vida de seus condôminos, seus 25 funcionários, e todos aqueles que de alguma forma trabalham e frequentam o Condomínio. Desta forma, respondendo e contribuindo para a implementação das diretrizes contidas na legislação federal sobre a proteção, utilização e regeneração do bioma Mata Atlântica, hoje patrimônio nacional (Lei 11.428, 22 de dezembro de 2006).

(FONTE :http://www.wcs.jor.br/romances/imagens/4.htm)

 

Rua Machado Portela 180 - Taquara - Rio de Janeiro - CEP 22.723-380
Acesso via Estrada do Rio Grande, 4577 - Taquara - Tel: 21 2446-4321
CNPJ 286 354 98-0001-88
IE Isento