Projetos Planejados

Cursos e treinamentos
Respondendo aos objetivos do CMA e a vocação de seus espaços,  as ações de educação ambiental planejadas, através de cursos e treinamentos variado (como jardinagem, artesanatos naturais, reciclagem) voltados aos Condôminos, funcionários e suas respectivas famílias, buscam a conscientizção sobre esta problemática,  melhorando a sua qualidade de vida e do local em que vivem e trabalham. Um calendário anual será programado em parceria com outras entidades públicas e privadas que já atuam com atividades sócio-educativas.

Valorização do patrimônio cultural
Recuperação das ruínas dos estábulos e do pombal remanescentes da antiga Fazenda Rio Grande e ainda presentes na propriedade do Condomínio,  pelo valor cultural que representam para a comunidade, ainda que não possuam estritamente valor histórico ou qualquer status especial reconhecido pelo IPHAN.
Realização de  nova exposição de fotos antigas da Fazenda Passaredo usando as facilidades do Centro de Meio Ambiente.

Minhocário
Expansão do espaço atual, com a implantação de um segundo anel para aumento da produção.

Bromeliário
Objetiva o cultivo de  bromélias (plantas da família Bromeliaceae)  para os mais variados fins paisagísticos, provendo assim o seu conhecimento, sobretudo de espécies nativas e evitando a compra de bromélias retiradas das matas, contribuindo para a conservação da Mata Atlântica.

Orquidário
O Brasil é um dos países mais ricos em orquídeas (plantas da família Orchidaceae), comparável somente à Colômbia e ao Equador, com cerca de duas mil e trezentas espécies. Aliado à destruição de seus habitat naturais, muitas espécies encontram-se ameaçadas. Um orquidário contribui para mudar este cenário, considerando-se também a grande receptividade de orquídeas pela beleza, exotismo e fragrância de suas flores.

Viveiro de Mudas
Visa o estabelecimento de uma área para produção de mudas, principalmente de espécies florestais nativas, com ênfase nas oriundas da Mata Atlântica. Sua utilização principal seria no plantio, reposição de espécies e recuperação de áreas degradadas no Condomínio, sobretudo na recomposição da mata ciliar ( margens e trilha) ao longo do Rio Grande. O apoio técnico e acompanhamento nesta iniciativa seria objeto de um Convênio de cooperação entre o Condomínio e o Fundação Instituto Estadual  de Florestas- IEF no âmbito de seu mandato na preservação da cobertura vegetal do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca ( veja abaixo).

Horta orgânica e fitoterápica
Busca estabelecer uma coleção de plantas medicinais, ervas que se integram à cultura brasileira por suas aplicações na cura de certos males, com a devida  atenção para a seleção e identificação correta, bem como  a coleta apropriada sob a devida orientação

Implantação de quiosque multi-uso
Utilizando-se parcialmente materiais ainda existentes no condomínio, este quiosque será usado para atividades e oficinas educativas, bem como proprocionará um espaço para demais atividades de artesanto e afins.

 

Rua Machado Portela 180 - Taquara - Rio de Janeiro - CEP 22.723-380
Acesso via Estrada do Rio Grande, 4577 - Taquara - Tel: 21 2446-4321
CNPJ 286 354 98-0001-88
IE Isento